Salvador investe em drones israelenses e sistema de reconhecimento facial para reforçar segurança

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (7) novas medidas tecnológicas para auxiliar na segurança da capital, mesmo sendo uma responsabilidade constitucional do Estado. A gestão municipal pretende integrar ao futuro Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade tecnologias avançadas já utilizadas com êxito em outros centros urbanos.

Confira os principais pontos da proposta:

🔹 Drones israelenses

Serão usados equipamentos de monitoramento aéreo em tempo real, semelhantes aos utilizados em Israel. Os drones poderão cobrir grandes áreas e serão inicialmente implantados no Centro Histórico, com expansão prevista para bairros como Barra, Rio Vermelho e Itapuã. A proposta é utilizá-los também em eventos e locais com grande circulação de pessoas.

🔹 Reconhecimento facial e inteligência artificial

A Prefeitura pretende implementar um sistema inspirado no programa Smart Sampa, de São Paulo, que integra câmeras inteligentes à base de dados da segurança pública. Com mais de 26 mil câmeras instaladas, o sistema paulista já ajudou a capturar foragidos, localizar desaparecidos e identificar delitos em tempo real.

🔹 Integração ao CCO de Salvador

As tecnologias serão conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), em construção na Avenida Suburbana. O centro irá concentrar dados, imagens e informações dos órgãos municipais, com uso de inteligência artificial para agilizar decisões e otimizar ações em segurança urbana.

🔹 Ampliação do videomonitoramento

Atualmente Salvador possui 3,7 mil câmeras. A proposta prevê a expansão dessa rede, incluindo a integração voluntária de equipamentos de comércios, condomínios e residências particulares.

🔹 Objetivo da iniciativa

Segundo o prefeito Bruno Reis, o foco é enfrentar a crescente sensação de insegurança da população:

“Embora a segurança seja uma atribuição do Estado, a Prefeitura vai assumir parte dessa responsabilidade para proteger a população”, afirmou.

A estratégia representa um passo no uso de tecnologia como aliada na prevenção à violência urbana, com base em modelos internacionais e nacionais bem-sucedidos.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *